sexta-feira, 18 de novembro de 2011

eu e a amamentação

Talvez seja cedo pra falar... aquela velha historia de cuspir pra cima... maaas com pouco mais de um mês de amamentção, acho que já posso dar minhas primeiras impressões.
E então...vcs não vão achar aqui um relato de superação,  nem as dicas de solução para problemas; porque eu não tive nenhum!
É incrível com tantas historias que ouvi, com todos os exemplos que tive de falta de leite( eu mesmo, fui um bebe alimentado com leite de vaca, açucar,maizena e chazinhos...), de dores, de inflamaçoes e machucados... NADA!
Só me resta falar q eu li tudo que podia antes, e me preparei pra esse momento da melhor forma que sabia ( se foi resultado dessa preparaçao ou muita sorte eu nao sei responder).
Desse ponto, nao me considero a voz da experiencia, mas segue o roteiro do que fiz e das premissas que acreditei pra chegar nessa tranquilidade:

Preparação:
Quanto antes começar melhor, eu fiz desde o principio da gravidez; durante o banho esfregar areolas e mamilo com bucha vegetal.   É eu sei... doeu psicologicamente! mas não é pra ser literal... não tou falando pra esfregaaar até esfolar, é só pra ajudar a tornar a pele dessa area menos sensivel. Eu fui fazendo upgrades, comecei com uma escova de dente de cerdas macias passada bem de levinho.
A outra coisa que fiz foi passar um creme a base de lanolina, é basicamente uma gordura de lã, que ajuda a hidratar ao mesmo tempo que aumenta a elasticidade e resistencia da pele.  Eu uso o Lansinoh porque tive o beneficio de conhecidos trazendo dos EUA, aqui é beeem cara.  Rende muito e pode continuar a ser usada na amamentacao tambem.

Entendendo que:
 *Quanto mais o bebê mamar, mais leite a mae vai ter, pq é a sucçao do bebe que estimula a produçao.
 *Nao tem tempo determinado pra mamar: O tempo de amamentação depende de cada criança. Alguns bebês são rápidos e levam de 5 a 10 minutos para mamar. Outros não têm pressa e levam até 40 minutos. A mãe deve continuar amamentando até o bebê perder o interesse,é ele não o relógio, que vai determinar o tempo suficiente.  - E aí c se prepara pra ouvir discordancias inclusive de pediatras e enfermermeiras e as vos ... mas nem se preocupa com isso pq vai perceber q cada um que chega vai falar pra fazer de um jeito diferente (que obviamente é o mais certo)
O que eu posso desmentir:
Quem tem bico curto dificulta a pega... o bico é só a saída do leite e conforme o bebe vai sugando ele é esticado. O importante para que o bebe mame é que ele abocanhe a areola.
Quem faz cesarea demora mais pra descer o leite... colostro eu já tinha antes do parto eu ja tava com o "tanque cheio" no segundo dia.

Das coisas que eu descobri na pratica:
De ouvir ele chorar, o peito ja começa a vazar... as vezes mesmo tendo acabado de "esvaziar"
Enquanto eu dou um lado o outro vaza... absorvente ou concha coletora sao essenciais
Dá choque! Não é pra assustar ninguém, mas quando o peito esta cheio ou quando estou dando um o outro belisca... é só no comecinho, mas é uma choquinho doído.

E a coisa mais gostosa que pode se imaginar, é ficar despenteando  o filhote, sentindo aquele cheirinho de bebe, enquanto ele olha pra vc com as maozinhas abraçando o seio (ta que rolou de arranhar e beliscar tambem)... e se escapar um sorrisinho entao... tô no céu!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...