quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sindrome de morte subita infantil


Um drama dos piores imagináveis e que ninguém quer passar... por isso mesmo é bom saber como minimizar os riscos. 
Da-se o nome de SMSI para qualquer óbito sem causa evidente de bebes enquanto dormem. Os estudos mais recentes, ligam essa síndrome a uma disfunção cerebral que não desperta o individuo em caso de alerta. 
Aqui no Brasil nao se tem muita informaçao quanto ao numero de mortes, por conta da falta de diagnosticos e ainda bem eu nunca vi um caso desses noticiado nem conheço ninguem que tenha passado por isso.  Pelas estatisticas parece um evento mais comum em locais de muito frio... talvez ai a explicaçao. 

O normal é nos incomodar a apneia, ou o excesso de calor ou frio ou um engasgo... quando acontece de um bebe estar muito agasalhado, ou passando frio, ou sufocado por um paninho ou coberta qualquer ou por estar de cara no colchão e não se incomoda. Acaba por  falecer dormindo, sem nenhum movimento ou som de aviso aos pais.
O que podemos fazer entao? Só mesmo checar se o bebe esta o mais confortavel e seguro.

*Dormir de barriga pra cima,colocar o bebe de bruços ou de lado é importante para o desenvolvimento e fortalecimento, mas só com  supervisão e quando desperto.
* Nao deixar, protetores, cobertores, bichinhos ou fraldas ao alcance do bebe pois pode se sufocar enquanto dorme
* Cuidar da limpeza e temperatura ambiente
* Agasalhar corretamente o bebe, verificando sempre se ele esta confortavel; lembrando que mãos e pés não são um bom "termometro"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...