quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

0 a 3 meses brincando

Falando em entreter um bebe pequeno... começo mandando às favas o especialista desatualizado que continua espalhando a resposta de que até os três meses o que a criança mais faz é dormir! pois essa historia de mamar e dormir nao durou nem dez dias com a gente. E olha que Edgar é um menino calmo e social, fico imaginando a coitada da mae de uma criança irritavel...bate na madeira!

Mas é verdade que nao da mesmo pra fazer muita coisa, eles nao pegam, eles nao prestam atençao... não tem jeito logo de cara o negócio é se acostumar que o brinquedo dele é a mamae!
logo no começo o que dava pra fazer era muito carinho e massagem, percebi tambem que ele ate se distraia um tempinho olhando para desenhos de listras, e figuras em preto e branco.

Numa segunda fase ele passou a gostar do banho, e acompanhar movimentos proximos ao rosto dele, e a querer achar os sons...  ele ja se distraia "namorando" outras pessoas e começou a curtir o mobile. isso foi quase completando um mes. Agora alem de simplesmente dormir de colo em colo, ele "prestava atençao" no que as pessoas faziam.
Foi a hora de começar a conversar... e ai, haja criatividade, tem hora que acaba a musica, acaba o assunto e vc começa a narrar o que esta fazendo, inventar melodias sem rima nenhuma, porque ele reclama se voce para de falar ... mas é mais que recompensado com sorrisos e resposta.
Hora tambem que ele começou a gostar das caretas, primeiro foi o pai mostrando a lingua, e aí foram os bicos e bochechas infladas... e os barulhos engraçados.

E tambem foi aqui que ele começou responder ao esconde, so funciona com a gente fazendo nele, colocando a fraldinha no seu rosto por uns segundos e fazendo festa ao descobrir... esconder outras coisas nao tem efeito nenhum. E a gente se esconder pode nao ter efeito ou no meu caso virar choro...

E ai bem desengonçadamente ele começou a querer imitar, vc ve a cara do menino se remexendo toda até ele conseguir reproduzir um bico ou uma pontinha da lingua pra fora, a gente faz festa quando ele acerta e vira uma farra sem fim, ja cheguei a passar quase uma hora inteira. E entao ele imitando tambem os sons que a gente faz... obvio que nao sai nada alem de bolas de baba e aaahgus... mas é  lindinho ver ele satisfeito tentando reproduzir o ritmo e entonaçao.
Junto com a imitaçao ele começou a agarrar, ele ainda nao consegue "buscar" as coisas, mas se der a sorte de agarrar o seu ponto de interesse... que a essa altura passou do preto e branco estático para o mais colorido e movimentado possivel.
Agora ele sai do esconde se remexendo ate o pano cair e logo  depois ja estava puxando.
Aí a saída do banho tambem parou de ser motivo de choro e ele curtiu mais eu ia fazendo bagunça com a toalha.

Sei que decepciono muita gente assumindo que sou cagona, mas só nessa etapa tive coragem de introduzir o banho de balde, que virou uma boa distraçao.
E bem nos 45´do segundo tempo dessa primeira fase ele descobriu que as mãos dele sao uma coisa muito legal,e alem de segurar um brinquedo podem muito bem ser chupadas e babadas a vontade a hora que ele quiser sem necessidade de ajuda da mamae, porque ate o mobile precisava dar corda a  cada 3 minutos  e o mordedor recem estreado eu tinha que por na boca pra ele.


E aí saimos do 0 a 3 com o saldo positivissimo, ele faz tudo e alem do que se espera dessa primeira fase.
Agora é só prestar bastante atençao no que vem por aí! http://brasil.babycenter.com/baby/desenvolvimento/1-a-6-meses/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...