segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

esconde esconde


- Ao nascer, o bebê não percebe que ele e a mãe são pessoas diferentes. Ele a entende como uma extensão de seu corpo. Também não tem ideia de que as coisas permanecem no lugar quando não as vê.  Essa “separação” deixa os bebês aflitos e inseguros, com medo de serem abandonados, um desenvolvimento psíquico que só se completará por volta dos 3 anos, coincidindo com a entrada na escola e o início da relação com os amigos.  (Ja nao é a primeira vez que vejo a recomendaçao dessa idade para a tal socializaçao... q por motivos financeiros e comerciais a maioria das maes adianta para os 3/4 meses... mas é outro assunto)


Um jeito divertido de ensinar a seu filho que ficar longe de você não significa ser abandonado é o jogo do esconde-esconde. “Ao esconder o rosto ou um brinquedo, fazendo-os aparecer em seguida, o bebê aprende que um objeto ou uma pessoa existem mesmo que estejam fora de seu campo de visão. Mais tarde, isso vai facilitar a adaptação escolar e fazer o filho entender que os pais saem para trabalhar, mas voltam para casa”, afirma a educadora Luciana Fiel, de Minas Gerais. Para a pediatra Ana Maria, trata-se de um exercício saudável de separação. “O bebê encara a brincadeira com alegria, o que diminui seu sofrimento.” 
- Revista crescer http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI19351-15052,00.html

Aqui em casa o esconde começou logo cedo, primeiro ele ficava se balançando até conseguir sair do pano e ultimamente puxa o pano para fora de seu rosto. E também não sei se é merito do jogo ou condiçao da personalidade dele mesmo, mas Edgar é daquelas crianças que acordam e ficam brincando sozinhas, e quando eu saio de perto ele até procura onde estou mas sem dar ataques.
Mesmo assim, o importante é que ele se diverte muito e da risadas banguelas fofissimas... só quem cuida de bebe sabe como é complicado achar atividades para um tao pequeno...
Agora ele "rompeu" a etapa do recem nascido e eu nao vejo a hora de poder acrescentar mais brincadeiras , ansiosa pelo dia em que ele mesmo vai se esconder pra fazer graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...